O ketchup é provavelmente o condimento mais conhecido, logo após a maionese. Toda geladeira tem um pacote ou uma garrafa de ketchup ali, esperando por algumas batatas fritas. Como usamos tanto, é praticamente impossível que seu cachorro não tenha consumido um pouco até agora. Então a pergunta permanece – cachorro pode comer ketchup?
Seja em batatas fritas ou pizza, o ketchup é sempre um adicional saboroso para o seu prato. Mesmo sendo tão amado pelos americanos, o ketchup tem uma origem bem diferente. A palavra ketchup, na verdade, vem do termo chinês ke-tsiap, que se traduz como molho de peixe em conserva.
Inicialmente, o ketchup nem era um condimento; era mais um tempero para várias receitas. Ao longo dos anos, o ketchup viajou por diferentes culturas e países e, com isso, sofreu muitas alterações. Em algum momento, tomates foram adicionados – e foi assim que chegamos à versão atual do ketchup.
Embora a história do ketchup seja muito intrigante, não é por isso que você está lendo este artigo. Você está aqui para saber sobre o consumo de ketchup em cães, e é isso que vai descobrir. Este produto à base de tomate traz muitos dilemas quando associado ao seu cachorro, então, se você quer saber se o ketchup é um produto amigável para cães, continue lendo!
Cachorro Pode Comer Ketchup?
Se formos ver tudo de forma preto no branco, a resposta para a sua pergunta é não. Cães não deveriam comer ketchup. Contudo, uma pequena quantidade de ketchup de vez em quando não vai prejudicá-los.
Os ingredientes do ketchup podem ser nocivos para o seu pet, mas são imperceptíveis para a saúde do seu cachorro quando dados em pequenas quantidades.
O ketchup é geralmente feito de tomates, vinagre, açúcar, e muitos temperos. Como um dono de cachorro responsável, você sabe que muitos temperos não são bons para o seu amigo de quatro patas.
O vinagre também pode não ser totalmente seguro para o seu cachorro. Enquanto alguns cães não vão ter problemas ao consumir vinagre diluído, a maioria provavelmente não reagirá bem. O vinagre pode causar problemas estomacais, especialmente para cães pequenos com estômagos sensíveis.
Açúcar, também, não é adequado para cães. O ketchup, especialmente o comprado em lojas, é cheio de açúcar. Quando um cachorro consome muito açúcar, pode levar a vários problemas de saúde como obesidade, cáries e diabetes. O ketchup comercial contém muitos mais ingredientes do que os mencionados acima, pois tem realçadores de sabor e é altamente processado, o que definitivamente não é benéfico para o seu cachorro.
Valor Nutricional
Aqui está o valor nutricional para uma colher de sopa (17 gramas) de ketchup comprado em loja:
Calorias | 19 |
---|---|
Sódio | 154 mg |
Potássio | 53,6 mg |
Fibras alimentares | 0.1 gramas |
Açúcar | 3.7 gramas |
Proteína | 0.2 gramas |
Como você pode ver, o ketchup não tem um valor nutricional notável. Basicamente, tem zero valor nutricional para o seu cachorro. Além disso, o ketchup contém muito açúcar em relação à sua porção. Este condimento açucarado contém quase nenhuma fibra alimentar, e só pode contribuir para o aumento de peso do seu cachorro.
Cachorros Podem Comer Tomates?
Tomates são aceitáveis quando dados ocasionalmente para cachorros. No entanto, tomates possuem um composto que pode ser tóxico para cachorros. Solanina e tomatina são substâncias encontradas nas partes verdes do tomate: o caule e as folhas. Quando um cachorro ingere solanina e tomatina em grandes quantidades, pode causar danos.
A boa notícia é que a solanina é encontrada principalmente em grandes quantidades em tomates não maduros e nas partes verdes. O fruto maduro por si só não tem tanta solanina, então é considerado seguro para cachorros com moderação.
Quando você dá tomate ao seu cachorro, sempre certifique-se de que ele tem uma cor vermelha brilhante. Quanto mais maduro o tomate, menor o potencial de dano que pode causar. Para as pessoas que têm tomates em seu jardim, não deixem seus cachorros mastigarem as folhas ou comerem tomates verdes.
Sinais de que seu cachorro consumiu solanina ou tomatina em excesso são:
O Ketchup Pode Ser Bom Para o Seu Cachorro?
Como mencionamos anteriormente, o ketchup não tem valor nutricional. Com seu alto teor de açúcar e sal, pode principalmente causar riscos em vez de benefícios. Por outro lado, tomates maduros têm muitos benefícios à saúde para cachorros quando dados em quantidades moderadas. Em vez de ketchup, você pode ocasionalmente oferecer ao seu cachorro purê de tomate sem tempero.
Em contraste com o ketchup, os tomates são ricos em nutrientes. Alguns alimentos para cachorros contêm “bagaceira de tomate”, que é a polpa, pele e sementes trituradas de tomates. A bagaceira de tomate é rica em fibras, promovendo uma digestão saudável e movimentos intestinais regulares em cachorros e ajudando com prisão de ventre.
Tomates são ricos em vitamina A e vitamina C, sendo ótimos para fortalecer a imunidade. Além disso, contêm potássio, que regula a pressão arterial. O licopeno nos tomates promove ossos saudáveis e pode reduzir o risco de derrame.
E Quanto ao Molho de Tomate?
Molho de tomate, assim como o ketchup, contém muitos temperos adicionados, como sal e açúcar. A maioria dos molhos de tomate também é feita com alho, que pode ser venenoso para o seu cachorro. Geralmente, produtos de tomate como sopa de tomate, suco de tomate, ketchup e molho de tomate contêm ingredientes que não são bons para o seu cachorro.
No entanto, pequenas doses não vão prejudicá-lo. O que é considerado uma pequena quantidade depende do tamanho, idade e raça do seu cachorro. Você pode evitar problemas de saúde potenciais evitando produtos de tomate. Dê ao seu cachorro algumas fatias de tomate com moderação, em vez disso.
Riscos Potenciais à Saúde
Infelizmente, o ketchup e outros produtos de tomate comerciais ou caseiros podem causar alguns problemas para o seu cachorro. Estes são os possíveis riscos se o seu cachorro consumir ketchup todos os dias ou frequentemente em grandes quantidades.
Diarreia e Vômito
Se você deixar a garrafa de ketchup em lugares que o seu cachorro pode facilmente alcançar, ele provavelmente vai comer o máximo que puder antes que você o veja. Quando um cachorro consome uma grande quantidade de ketchup, geralmente resulta em problemas estomacais como diarreia ou vômito. Se o vômito ou a diarreia persistirem, chame o seu veterinário.
Obesidade
O alto teor de açúcar no ketchup é um alerta para a saúde do seu cachorro, especialmente a longo prazo. Quando um cachorro está obeso ou com sobrepeso, pode levar a inúmeros problemas de saúde que poderiam ter sido facilmente evitados. Para prevenir isso, evite comidas não saudáveis com o seu cachorro.
Diabetes
Diabetes é um risco real se o seu cachorro consumir alimentos açucarados regularmente.
Diabetes canina pode ocorrer quando um cachorro ingere mais açúcar do que seu sistema digestivo consegue processar rapidamente. Como o ketchup contém muito açúcar, diabetes é algo que você deve ter em mente ao pensar em dar ketchup frequentemente ao seu cachorro.
Avisos Adicionais
Xilitol
Mesmo que pareça que o açúcar é um dos principais problemas no consumo de ketchup em cachorros, nem pense em dar ketchup sem açúcar ao seu pet. Ketchup sem açúcar geralmente contém xilitol, um composto natural usado para substituir o açúcar. Xilitol pode ser muito tóxico para o seu amigo peludo.
Alho
A principal razão pela qual o molho de tomate não é recomendado para consumo canino é certamente o alho. Alho pode ser tóxico para o seu cachorro por causa do composto chamado tiossulfato. O consumo de tiossulfato pode levar a anemia hemolítica.
A intoxicação por alho também pode causar sintomas, incluindo:
- Vômito
- Diarreia
- Dor abdominal
- Depressão
- Desidratação
Você pode verificar se o seu cachorro está desidratado simplesmente puxando a pele na parte de trás da cabeça dele. Se a pele estiver muito tensa – seu cachorro precisa de mais hidratação. Se você, por acaso, achar que seu cachorro está com intoxicação por alho, contate o seu veterinário.
Palavras Finais
Agora você sabe tudo! Infelizmente, ketchup ou qualquer outro produto de tomate não são amigáveis para caninos. Mesmo que a maioria dos riscos à saúde seja uma possibilidade em casos extremos, você deve conhecê-los todos. Não importa o quão saboroso seja, o ketchup ainda é considerado comida não saudável. Comidas não saudáveis não deveriam fazer parte da dieta do seu cachorro de forma alguma.
Em vez de dar ao seu cachorro produtos de tomate arriscados, melhor compartilhar um tomate fresco e maduro com seu amigo peludo. Se você realmente quer fazer uma refeição especial para ele, vá em frente e prepare um purê de tomate sem tempero, com a consciência tranquila.
Fonte: https://petdietguide.com/what-can-dogs-eat/